TERAPIA OCUPACIONAL
Se vai ao dentista quando há uma cárie porque não vai a um terapeuta ocupacional quando tem dúvidas no desenvolvimento motor e sensorial da criança?
TERAPIA OCUPACIONAL
Se vai ao dentista quando há uma cárie porque não vai a um terapeuta ocupacional quando tem dúvidas no desenvolvimento motor e sensorial da criança?
A integração sensorial é como o nosso cérebro organiza as informações que recebemos pelos sentidos – como cheiros, sons, toques e movimentos.
É esse processo que nos ajuda a perceber e reagir ao mundo à nossa volta. Quando funciona bem, tudo flui naturalmente. Mas, se houver dificuldades, algumas crianças podem sentir-se desconfortáveis ou confusas com certos estímulos, o que prejudica o brincar, o aprender e a autonomia.
A avaliação da integração sensorial serve para entender em que estado se encontra a criança nesta área.
O desenvolvimento motor é essencial para a autonomia e a participação ativa da criança no seu dia a dia. Desde os primeiros meses de vida, cada marco motor – como sustentar a cabeça, rebolar, sentar, gatinhar e andar – contribui para uma base sólida de aprendizagem e exploração do mundo.
A recusa ou seletividade alimentar é comum em muitas crianças, especialmente durante os primeiros anos de vida. Pode manifestar-se como rejeição a novos alimentos, preferência por texturas específicas ou aceitação de um número muito limitado de alimentos.
Embora seja uma fase normal do desenvolvimento, existem crianças que não ultrapassaram essa fase e mantêm alterações que podem prejudicar as suas atividades diárias, a fala e a nutrição.
A Avaliação da Recusa e Seletividade Alimentar serve traçar o perfil alimentar da criança e é feita em conjunto com a terapia da fala.
Para famílias que querem aprender mais sobre o tema brincar e como podem ajudar ajudar as crianças a desenvolverem-se mais rápido.
Pode agendar a sua Avaliação ou Consultoria.
Se não sabe o que precisa, não há problema. Nós ajudamos.
Carregue em quero falar convosco.