BLOG PEDIÁTRICO
BLOG PEDIÁTRICO
O espaço criado para famílias, educadores, professores e outros curiosos sobre temas do desenvolvimento infantil.
Um dos maiores erros dos profissionais de saúde é falarem a sua "própria língua" pelo que aqui estamos comprometidas em entregar conteúdos complexos através de uma leitura fácil.
Dê-nos o seu feedback ou sugira-nos temas que gostaria de ver explicados através de cra@identidarte.pt!
Brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças, mas temos tendência de não reconhecer a sua importância. Brincar é muito mais do que entreter, é necessário para o crescimento saudável de uma criança e não sou eu que o digo: são os estudos.
Imaginam o que seria de uma criança sem brincar?
Quando uma criança brinca ela aprende a resolver problemas, por exemplo. Um destes dias o meu filho de 18 meses estava a brincar com uma tartaruga que na sua carapaça tem buracos para enfiar as formas. Quando ele enfia as formas, elas entram para dentro da carapaça que depois se abre num encaixe para poder começar de novo. Então, ele estava a brincar e queria enfiar uma forma quadrada num buraco triângular… é lógico que não conseguiu. Eu deixei-me estar, a observar o que ele estava a fazer.
Ele sabia o objetivo: enfiar a forma dentro da carapaça. Em 5 segundos, percebeu que não conseguia e noutros 5 segundos achou a resolução. Abriu o encaixe da carapaça, meteu a peça lá dentro e fechou o encaixe.
Sim, eu sei que parece simples, mas repare que ele acabou de resolver um problema: o facto de não conseguir enfiar a forma pelo buraco! E este problema exigiu pensamento crítico, lógica, memória, resiliência, planeamento motor, coordenação motora e criatividade. E mais, gerou-lhe confiança porque conseguiu resolver um problema. Tudo isto, numa “simples” brincadeira com uma tartaruga!
E como esta brincadeira há outras mil onde a criança está a adquirir competências essenciais para o seu crescimento e aprendizagem. Quando decide brincar com o seu filho não está a entreter, está a investir no futuro da criança e está a dar-lhe saúde.
Brincar é coisa séria. Se quer saber mais sobre brincar fale connosco. Estamos aqui para ajudar.
Um abraço pediátrico,
Cátia Raminhos