BLOG PEDIÁTRICO
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O espaço criado para famílias, educadores, professores e outros curiosos sobre temas do desenvolvimento infantil.
Um dos maiores erros dos profissionais de saúde é falarem a sua "própria língua" pelo que aqui estamos comprometidas em entregar conteúdos complexos através de uma leitura fácil.
Dê-nos o seu feedback ou sugira-nos temas que gostaria de ver explicados através de cra@identidarte.pt!
Os primeiros três anos de vida de uma criança são uma fase de crescimento e transformação sem igual.
Para responder a esta pergunta, preciso de começar pelo princípio: quando uma criança nasce, o seu cérebro está cheio de neurónios. São uns impressionantes 82 bilhões! Os neurónios são células que transmitem e processam informações no corpo. Mas estes 82 bilhões de neurónios não estão ligados entre si.
É o momento da vida em que a criança tem um maior número de neurónios e também o momento da vida em que menos sabe. Porquê? Porque estes neurónios não têm ligações entre as várias áreas do cérebro, não há “caminhos neuronais” criados. E é aqui que entra a beleza e o papel do ambiente no desenvolvimento saudável da criança.
Estes caminhos vão ser moldados pelas experiências que a criança vai receber ao longo de toda a vida, mas sobretudo este processo é mais intenso até aos 3 anos de vida da criança. Chama-se “neuroplasticidade cerebral”.
É por isto que os terapeutas defendem que, assim que se encontra alguma área do desenvolvimento que não está bem, deva ser estimulada o mais breve possível: queremos aproveitar este cérebro com caminhos ainda por definir e criá-los da melhor maneira possível.
O típico “vamos esperar para ver”, faz com que sejam criados caminhos “defeituosos” e mais difíceis de serem arranjados.
Agora que já sabe a importância do ambiente no desenvolvimento não se esqueça de:
conectar-se com a criança;
criar brincadeiras em conjunto;
proporcionar experiências sensoriais;
explorar livros;
cantar músicas;
dançar;
abraçar:
AMAR!
Crianças que crescem em ambientes com amor e estimulantes tornam-se resilientes, com habilidades sociais mais fortes e com melhores desempenhos escolares.
Se não sabe ao que brincar e quer promover o desenvolvimento saudável da criança contacte-nos e exponha o que precisa! Brincar e saúde é connosco!
Um abraço pediátrico,
Cátia Raminhos